“Navegar é preciso, viver não é preciso”. Com esta frase, o grande poeta português Fernando Pessoa captura o espírito das grandes navegações, das quais Portugal foi pioneiro, ao mesmo tempo em que o relaciona às suas aspirações para sua própria vida: torná-la grandiosa. E foi além: suas criações literárias não só tornaram sua vida extraordinária como, ao lado da expansão ultramarina de Portugal, tornaram grandiosa a Língua Portuguesa.

No entanto, a importância da Língua Portuguesa ultrapassa, em muito, o campo da literatura. Ela não é apenas a língua de Fernando Pessoa e Camões, e sim o quinto idioma mais falado no mundo e o terceiro no Ocidente. São 249 milhões de falantes nativos e 20 milhões que tem o idioma como segunda língua, distribuídos pelas comunidades de Macau (China) e Goa (Índia) e por oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Levando em conta a importância cultural, social, política e econômica de tantos falantes e países lusófonos, na 24ª sessão do Grupo de Especialistas em Nomes Geográficos da ONU (UNGEGN), realizada a 20 de Agosto de 2007, foi referendada a proposta de criação da Divisão dos Países de Língua Portuguesa em Nomes Geográficos (DPLPng), visando à padronização dos nomes geográficos dos países que a compõem.

A DPLPng se propõe, também, a constituir um espaço para a produção de conhecimento sobre as variadas formas de inserção do Português no mundo, bem como sobre as peculiaridades da Língua Portuguesa no que concerne à padronização dos nomes geográficos no âmbito dos oito países lusófonos irmãos.

Esperamos que esta página, ao permitir um maior conhecimento dos falantes da Língua Portuguesa no mundo, seja uma oportunidade para uma imersão na história, nos valores culturais e nos costumes das comunidades lusófonas.

Desenvolvimento: IBGE - DI/COADS/GESIG